Este é o primeiro disco de Tommy Bolin, gravado após o fim de sua primeira banda, o Zephyr, e antes do cara ficar conhecido mundialmente, como guitarrista da James Gang e depois, do Deep Purple.
Energy é, também, o disco que chamou a atenção de Billy Cobhan para o jovem guitarrista americano, que de menino só tinha mesmo a cara, pois tocava como gente grande.
Apesar de ser creditado como um disco solo de Bolin, Energy era o nome da banda que o jovem gênio montou após o fim do Zephyr.
A habilidade de Bolin chamava atenção (inclusive de Jimmy Page, que o elogiou no palco quando a banda abriu um dos shows do Led Zeppelin), mas o grupo não decolava, após dois bons discos, em 71, Tommy pulou fora para montar o seu próprio grupo, o Energy - influenciado por luminares do jazz rock, como o Weather Report e a Mahavishnu Orchestra.
O Energy fazia sucesso no circuito de shows, mas não conseguia descolar um contrato de gravação, apesar da fama corrente de Tommy Bolin como guitarrista. Foi quando surgiu o convite de Billy Cobham, o super baterista da Mahavishnu Orchestra, para que Bolin fosse seu guitarrista no seu legendário álbum solo “Spectrum”, de 1973.
Como a fama de Bolin é crescente nos últimos anos, o sempre honesto pessoal das gravadoras preferiu lançar o disco com o nome Bolin estampado na capa, creditando como um disco solo o que na verdade era um trabalho de banda, ainda que essa banda fosse dele, e neste disco já dá pra perceber que Bolin não entrava em projeto algum sem deixar sua marca particular, podemos encontrar em Energy peculiaridades sonoras que Bolin imprimiria mais tarde em todos os seus trabalhos posteriores, traço típico de um guitarrista que tinha personalidade própria, ainda que navegando por vários estilos, como funk, jazz, blues e rock.
Uma raridade que vale a pena baixar, pra todos aqueles que gostam de Bolin em particular, e de boa música em geral.
Fica em Energy a primeira versão da música Dreamer, mais tarde regravada no segundo disco solo oficial de Bolin, Teaser, já que Energy, apesar de ser lançado como disco solo, é, na verdade, homônimo da banda Energy.
FAIXAS DO DISCO:
1. Red Skies
2. Heartlight
3. Hok-O-Hey
4. Got No Time For Trouble
5. Limits
6. Eyes Of Blue
7. Dreamer
8. Miss Christmas
9. Naked Edge
10. Sky Sail
marcelo rios
Links in Comments
Um comentário:
Tommy Bolin - Energy - 1972
Postar um comentário