Pastor BUNDÃO dos EUA suspende, por ora, plano de queimar Alcorão
Plantão | Publicada em 10/09/2010 às 13h19m
Reuters/Brasil Online
Por David Alexander
WASHINGTON (Reuters) - O pastor de uma pequena igreja da Flórida, que despertou a preocupação de líderes dos EUA e causou a revolta de muçulmanos em todo o mundo, disse nesta sexta-feira que não planeja mais queimar cópias do Alcorão no aniversário dos ataques de 11 de Setembro.
Mas o pastor Terry Jones pareceu deixar aberta a possibilidade de mudar de ideia se não se concretizar uma reunião proposta para sábado, em Nova York, com lideranças muçulmanas que planejam construir uma mesquita nas proximidades do local dos ataques de 2001 ao World Trade Center.
"No momento, planejamos não fazê-lo (queimar o Alcorão)", disse Jones ao programa "Good Morning America", da rede ABC. Jones disse que um imã da Flórida lhe prometeu um encontro com o imã de Nova York Abdul Rauf em troca do cancelamento da queima do Alcorão.
Abdul Rauf está ao centro da controvérsia em torno da mesquita em Nova York.
"Se nos reunirmos com ele no sábado, então é claro que não queimaremos o Alcorão", disse Jones em outra participação na TV, esta no programa "Today", da NBC.
O imã Muhammad Musri, presidente da Sociedade Islâmica da Flórida Central, disse à ABC que não prometeu que o centro islâmico proposto para Nova York será transferido para outro lugar. Musri disse que apenas concordou em entrar em contato com os organizadores em Nova York e defender a mudança de local.
"A reunião vai acontecer", disse Musri à ABC. Mas ele acrescentou que Jones "exagerou minhas declarações. Eu disse a ele que, na condição de imã, estou disposto a entrar em contato com o imã em Nova York, de muçulmano para muçulmano, e pedir em nome de Jones que seja programado um encontro."
Sharif el Gamal, responsável pelo projeto da mesquita em Nova York, disse em comunicado que não é verdade que o local do centro será mudado.
Luke, filho adulto de Terry Jones, disse a repórteres - usando uma arma no quadril devido às ameaças de morte recebidas por membros da igreja - que seu pai vai viajar a Nova York ainda nesta sexta-feira.
Indagado se a queima do Alcorão vai acontecer, ele respondeu: "Pelo que se sabe até agora, não."
"DANO PROFUNDO"
O presidente Barack Obama disse nesta sexta esperar que o pastor realmente não queime os exemplares do Alcorão, algo que, segundo ele, poderia provocar "danos profundos" para os interesses dos EUA no exterior.
"A ideia de que nós queimaríamos o texto sagrado da religião de alguém é contrária àquilo que este país apoia", disse Obama em entrevista à imprensa em Washington.
O local proposto para a construção do centro islâmico em Nova York vem sendo repudiado por muitos americanos, que o consideram insensível diante as famílias das vítimas dos ataques que mataram quase 3.000 pessoas. Enquanto isso, a ameaça de queima do Alcorão feita pelo minúsculo Centro Dove World Outreach, do pastor Terry Jones, suscitou reações de revolta no mundo muçulmano.
Milhares de pessoas saíram às ruas em todo o Afeganistão na sexta-feira, algumas delas ameaçando atacar bases norte-americanas.
Na quinta-feira o secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates, telefonou a Jones exortando-o a não seguir adiante com seu plano, disse um representante do Pentágono.
O porta-voz do Pentágono Geoff Morrell disse que, no telefonema curto que fez a Jones, Gates expressou "receios graves" diante da possibilidade de a queima do Alcorão" "colocar em risco as vidas de membros de nossas forças, especialmente no Iraque e Afeganistão."
(Reportagem adicional de Ben Gruber em Gainesville, Pascal Fletcher e Kevin Gray em Miami, redação de Teerã, e Matt Spetalnick, Alister Bull, Andrew Quinn e Phil Stewart em Washington)
Venom - At War WithO MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: AO QUEIMAR O SEU EXEMPLAR EVITE QUEIMADURAS ATIRANDO-O O MAIS LONGE QUE PUDER.
Links nos Comments:
Um comentário:
At War with Satan (1984)
Postar um comentário