quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Steven Wilson - Insurgentes - 2008




O incansável vocalista e multi-instrumentista Steven Wilson é uma figura muito presente na música e uma das mais respeitadas no cenário do rock/metal progressivo mundial e em 2008, o líder da banda de neo/rock progressivo Porcupine Tree lança o seu primeiro disco solo, ''Insurgentes'', e realmente cumpriu a expectativa de muitos fãs no mundo inteiro: o album é de altíssima qualidade.
Inglês, nascido em Surrey em 3 de novembro de 1967, Steven faz parte de inúmeras bandas e participou de vários projetos durante a sua carreira até hoje (como, por exemplo, o No-Man e Incredible Mind Fucking e participações em discos do vocalista Fish e da banda OSI) e em 1987 ele fundou o Porcupine Tree com a intenção de ser um projeto solo, mas depois se tornou uma banda. Discos lançados por essas bandas, como ''The Sky Moves Sideways'' [1995] do Porcupine Tree, ''Blackfield'' [2001] do Blackfield e inumeras participações, seja em mixagem e composição como musicalmente, com bandas como Marillion e Opeth, mostram apenas uma pequena parte de toda a genialidade de Wilson e que culminou na criação do seu disco solo.
''Insurgentes'' é um disco que não só leva rock progressivo, mas também uma bagagem bastante experimental, psicodélica em certos momentos, eletrônicos em outros e também há uma grande variedade de sons e estilos, mas nada de lixo, obviamente. O disco abre com uma excelente trinca: ''Harmony Korine'', ''Abandoner'' e ''Salvaging'', excelentes canções tanto em instrumental e vocal, já que a voz de Wilson é realmente muito bonita. Destaque total para a bela ''Harmony Korine''.
Agora chega a vez de ''Veneno Para Las Hadas'', uma canção interessante e de letra idem. Logo após vem a longa ''No Twilight Within The Courts Of the Sun'', com um instrumental mais pesado e venenoso, todo cheio de atmosfera. Um grande trabalho do baixista Tony Levin (famoso por ter popularizado o Chapman Stick e ter criado a técnica Funk Fingers, além de ter trabalhado com dezenas de músicos e bandas como Alice Cooper e o Liquid Tension Experiment), do batera Gavin Harrison (batera do Porcupine Tree e um dos do King Crimson, que já trabalhou com o Renaissance e outras bandas e músicos) e do tecladista Jordan Rudess (tecladista do Dream Theater, Liquid Tension Experiment e outros).
Mantendo o nível do disco lá no alto, vem as ótimas ''Significant Other'' e ''Only Child'' mas logo dão espaço para ''Twilight Coda'' com um bom trabalho de Rudess e Mike Outram (guitarra). E então, o disco termina melancólico com ''Get All You Deserve'' e a fenomenal faixa-título.
Steven Wilson e os outros nove músicos que contribuíram nesse disco fizeram um excelente trabalho, que deixará a sua marca no prog. Um dos melhores do ano, na minha opinião, e que venha mais outros desse grande músico.
Um ótimo download!

Nota: Estou postando para vocês também o bonus disc da edição especial, com mais cinco faixas (a quinta faixa do bonus disco, ''Untitled'', é escondida e encontrada após um minuto de silêncio da canção ''Insurgentes (Mexico). Tudo num só arquivo do WinRar.

Tracklist:
1. Harmony Korine
2. Abandoner
3.
Salvaging
4. Veneno Para Las Hadas
5. No Twilight Within The Courts Of the Sun
6. Significant Other
7. Only Child
8. Twilight Coda
9. Get All You Deserve
10. Insurgentes

Bonus Disc:
1. Port Rubicon (Bonus Disc Track)
2. Puncture Wound (Bonus Disc Track)
3. Collecting Space (Bonus Disc Track)
4. Insurgentes (Mexico) (Bonus Disc Track)
5.
Untitled (Bonus Disc Track)

Line-up:
Gavin Harrison – Bateria (nas faixas 1, 2, 3, 5, 6, 7, 9 e 1, 2, 3 do Bonus Disc)
Tony Levin – Baixo (faixas 5, 6 e a faixa 3 do Bonus Disc)
Mike Outram – Guitarra (faixas 5 e 8)
Dirk Serries – Guitarra (faixas 3 e 9)
Jordan Rudess – Piano (faixas 4, 5 e 8)
Clodagh Simonds – Vocais (faixa 6)
Sand Snowman – Violão (faixas 2 e 8), gravadores (faixa 4)
Theo Travis – Flauta-Wah (faixa 2), clarinete (faixas 4 e faixa 1 do Bonus Disc), saxofone (faixa 1 do Bonus Disc)
Michiyo Yagi – Baixo koto de 17 cordas (faixa 10), koto de 21 cordas (faixa 3 do Bonus Disc)

Alvaro Corpse
Links nos Comments