quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Roye Albrighton - The Follies of Rupert Treacle - 2002



Único disco solo do guitarrista e líder da banda alemã de Rock Progressivo, Nektar. Um disco extremamente recomendado, já que todos conhecemos o grande talento que Roye Albrighton é, pela sua época de Nektar. É um disco conceitual que conta a história de um amigo de infância imaginário (um elfo) que mostra as formas e condições para que a mente infantil esteja preparada para o crescimento.

O líder e guitarrista do Nektar teve uma carreira bem calma fora de sua banda. Ele teve 35 anos de atividade musical para então gravar este seu primeiro disco solo, The Follies of Rupert Treacle. Produzido por ele mesmo e gravado no seu home-estudio em Stafford, dezembro de 1998 mas não esteve disponível comercialmente até 2002. Utilizou um software para midis chamado “Cubase” com uma guitarra-sintetizador (usada vez ou outra para a programação da bateria), o disco viu a luz do dia em 1999 através de um fã clube do Nektar (na internet) mas foi gravado oficialmente em 2002 (mesmo ano que ocorreu a volta do Nektar).

O conceito é meio difícil de ser compreendido já que 8 das 10 faixas são instrumentais. A faixa de abertura “Sandman” parece ser a melhor peça do disco. Os vocais de Albrighton ainda são bem convincentes, a melodia é interessante e os arranjos bem inventivos. “You’re Not Alone” a outra faixa que possui vocais é uma balada e mais uma vez uma faixa muito competente. As peças instrumentais destacam principalmente o trabalho de guitarra de Roye, muito bem executado variando solos mais rápidos e pesados com outros mais melodiosos e viajantes, exceto duas faixas: “The Follies” e “Pass the Fuzz” que são mais batidas sintetizadas. Pessoalmente, eu acho “Treacle Star” a melhor faixa do disco, tendo inclusive tocado várias vezes no Musical Box (Programa de Rádio). Fiquem atentos também para as linhas de “baixo” feitas por Roye. O disco todo mostra a veia jazz-rock/instrumental feito através de synths e o uso de efeitos da guitarra. Alguns temas , como “The Stranger” lembram Alan Holdsworth em algum de seus trabalhos.

Pessoal envolvido:
Roye Albrighton: Guitarra (Eletrica), Vocais, Engenheiro de Som, Guitar Synth
Paschal Byrne : Remasterização

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: "O consumo de álcool é a principal causa de inexplicáveis hematomas e galos na testa."

Links nos Comments